O estudo de impacto ambiental para as obras de duplicação da RSC-287, feito pela consultoria Profill, apontou que não há empecilhos à construção de novas pistas ao longo dos 204 km da rodovia, entre o trevo do Aeroporto de Santa Maria e Tabaí. O relatório foi apresentado em uma audiência pública, na terça-feira à noite, em Santa Cruz do Sul, mas que teve transmissão online. Durante 60 minutos, os técnicos da Profill relataram que analisaram a situação de toda a rodovia e do entorno, fazendo relatórios detalhados da vegetação e da presença de animais às margens da RSC-287. Também foram levados em conta outros aspectos, como presença de comunidade quilombolas e sítios paleontológicos.
Ao final do encontro, o relatório indicou que, depois de todas as análises, a conclusão do escritório de consultoria foi de que a duplicação dos 204 km da rodovia, de Santa Maria a Tabaí, pode ser feita porque os impactos ambientais serão pequenos, se forem adotadas as medidas indicadas. Agora, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) seguirá com análises e, assim que for dada a licença ambiental, as obras de duplicação começarão primeiro no trecho entre Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.
Durante o evento, a Rota de Santa Maria informou que pretende iniciar a duplicação entre abril e junho deste ano, e não mais em julho, conforme havia divulgado recentemente. Isso significa uma antecipação de, pelo menos, 3 anos em relação ao que está previsto no contrato assinado entre a Rota e o governo do Estado, que previa início das obras nos trechos urbanos, em 2024, e dos trechos rurais, somente em 2027. A intenção da empresa é que, até novembro de 2023, inicie a duplicação também de Vera Cruz a Novo Cabrais. A empresa não detalhou quando esses trechos devem estar com a duplicação pronta, mas o contrato previa que esses 129 km entre Tabaí e Novo Cabrais só estariam duplicados até o ano de 2030. Com a antecipação, será bem antes disso.
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Em paralelo, seguem as negociações com o governo do Estado para antecipar a duplicação entre Novo Cabrais e Santa Maria, que seriam só em 2040 e 2041, mas podem sair antes de 2030.
As obras serão feitas pela construtora Sacyr, do grupo espanhol dono da Rota e que está contratando 250 trabalhadores em Vera Cruz.
OUTROS DETALHES DO ESTUDO
Traçado – A duplicação poderá ser feita praticamente toda na área de domínio da rodovia, exceto o trecho de curvas na saída de Santa Cruz para Venâncio, dos km 91 ao 97, em que é indicado um anel viário, com novo traçado mais reto
Desocupações – 466 propriedades às margens da rodovia precisarão ser desocupadas ou desapropriadas. A grande maioria tem apenas uma cerca ou parte da propriedade dentro da área de domínio do Daer. Portanto, não deve haver grande impacto com necessidade de remoção de casas e empresas, mas apenas readequação de cercas ou parte de lavouras
Animais mortos – 756 animais silvestres morreram atropelados num período de 8 meses na RSC-287, sendo que 53% eram gambás-de-orelha-branca. Além disso, houve 26 atropelamentos de espécies ameaçadas de extinção, sendo 14 da espécie Leopardus spp (gato-do-mato ou jaguatirica). Por isso, o estudo indica a necessidade de corredores ambientais em alguns pontos da rodovia